Derramamento de petróleo
29/01/2014 20:52
O petróleo é um líquido negro muito utilizado por toda a sociedade. Esse líquido é tão importante no mundo que por uns é chamado de ouro negro. Ele é empregado na fabricação de muitos materiais, como pneus, materiais de plástico, alguns tecidos, etc., e principalmente nos combustíveis (álcool, gasolina e diesel), que movimentam os meios de transporte. Quando ocorre derramamento de petróleo, o principal prejudicado é o meio ambiente, pois, além de poluir a água, ele ainda traz prejuízos a todos os animais e plantas que ali vivem.
Derramamento de petróleo
Esse derramamento de petróleo pode ter inúmeras causas, como acidentes com navios petroleiros, vazamento em tanques dos navios petroleiros, acidentes nas plataformas onde o petróleo é explorado, entre tanto outros motivos.
Todos os animais aquáticos são prejudicados pelo derramamento de petróleo. Os peixes, quando em contato com o petróleo, morrem por asfixia, pois o óleo se fixa em suas brânquias, impedindo que eles façam as trocas gasosas com o ambiente. Sem peixes no mar e com a água poluída, as pessoas que vivem da pesca também ficam muito prejudicadas.
Os peixes, com a presença do óleo em suas brânquias, não conseguem respirar e morrem por asfixia.
Os peixes, com a presença do óleo em suas brânquias, não conseguem respirar e morrem por asfixia.
As aves marinhas, além de se intoxicarem, ficam com as penas cobertas por petróleo, não conseguindo voar e nem manter a temperatura do corpo. Com isso podem morrer de frio. Mamíferos marinhos também ficam com o pelo impregnado pelo óleo, não conseguindo manter a temperatura do corpo – assim, também acabam morrendo.
Aves cobertas por petróleo.
Aves cobertas por petróleo.
Uma parte do petróleo se espalha pela superfície da água formando uma fina camada que diminui a passagem da luz e não deixa que ocorra o processo de fotossíntese realizado pelas algas marinhas. Com isso, a flora marinha é completamente destruída e muitos animais que se alimentam dela morrem por falta de alimento.
Muitas vezes o petróleo derramado em alto mar chega até às praias, tornando-as impróprias para o banho.