Fundo do Clima seleciona projetos de municípios para financiamento
Os governos estaduais e municipais têm até o dia 15 de março para enviar propostas ao Ministério do Meio Ambiente para financiamento de projetos ambientais. O Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima ou Fundo Clima, irá investir R$ 380 milhões em iniciativas que visem à proteção ambiental e redução de gases do efeito estufa.
Além dos entes federados, podem concorrer fundações públicas, institutos, universidade e organizações da sociedade civil.
Foram publicados dois editais, o primeiro 1/2014 irá custear ações que desenvolvam o aproveitamento do biogás – produzido em aterros sanitários e dejetos da pecuária – e da energia solar, como fontes alternativas de energia. O segundo 2/2013 irá financiar iniciativas de recuperação, restauração e proteção de nascentes e ambientes naturais.
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) o aumento observado da temperatura média do planeta, assim como outros problemas climáticos, são devido, sobretudo, às atividades humanas. O Fundo Clima pretende reverter alguns dos problemas através da viabilização de fontes de energia com menor emissão de gases do efeito estufa, do aproveitamento energético do biogás e do alcance do desenvolvimento de uma economia de baixo teor carbônico.
Dúvidas sobre os editais poderão ser esclarecidas diretamente no escritório do Fundo Clima em Brasília pelo telefone (61) 2028-2173 , ou e-mail , fundoclima@mma.gov.br . O resultado será divulgado até o dia 15 de abril.
Blog Diálogos Federativos
Leia também: