Municípios terão R$ 100 milhões para promover sustentabilidade nas escolas
O Ministério da Educação anunciou ontem (5), dia Mundial do Meio Ambiente, que irá repassar R$ 100 milhões do Programa Dinheiro Direto na Escola – Escola Sustentável, para estimular iniciativas voltadas à sustentabilidade em escolas de 310 municípios em situação de vulnerabilidade ambiental. Foram selecionadas 10 mil instituições de ensino. Essas escolas têm até 30 de junho para formalizar a adesão on line ao programa por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
Com os recursos, as escolas deverão incluir a temática socioambiental no projeto político-pedagógico da escola. Segundo o ministro da educação, Aloísio Mercadante, a educação ambiental é fundamental para o futuro, pois os jovens devem ser conscientizados sobre a necessidade de cuidar e ter atitudes e, defesa do meio ambiente. “Nossa prioridade é trabalhar a prevenção nessas cidades”, disse o ministro.
Experiência — Coordenadora de defesa civil em Ilhota, município catarinense de 12,5 mil habitantes, Tatiana Reichert comentou as consequências do desastre natural que atingiu a cidade em 2008. Uma tempestade devastou o Complexo do Baú, comunidade de quatro mil habitantes e deixou mais de 1,5 mil pessoas desalojadas e 37 mortes.
A tragédia resultou na criação da primeira associação de atingidos por desastres naturais do Brasil. Por quatro anos, Tatiana ficou à frente da associação e participou do processo de recuperação e reconstrução do complexo, com ações de prevenção e conscientização dos moradores. Segundo Tatiana as perdas materiais não poderiam ser evitadas, mas se a população tivesse mais informações sobre riscos, vidas poderiam ter sido salvas. “Nós não temos a cultura da percepção de risco”, disse.
Fonte: Blog Diálogos Federativos com informações do MEC
Leia também: